terça-feira, 6 de novembro de 2012

Ginseng


  • pode auxiliar na melhoria do bem-estar e na aptidão para lidar com fatores (ambientais, fisiológicos e emocionais) ligados ao stress;
  • Reduz os danos causados por tratamentos como quimioterapia e radioterapia;
  • Pode diminuir os níveis do cortisol em pacientes com diabetes e elevar esses níveis nos não diabéticos. Este equilíbrio é importante, pois uma das ações do cortisol é elevar a taxa de glicose no sangue;
  • Contém ações estimulantes sobre o sistema nervoso, bem como possui algumas substâncias que melhoram a aprendizagem e a memória;
  • Possui componentes que previnem a degeneração do cérebro;
  • É um ótimo antioxidante e exerce uma importante ação anti-envelhecimento;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Alivia os sintomas da menopausa;
  • Pode diminuir o stress e o cansaço;
  • Estimula a regeneração celular;
  • Melhora a elasticidade da pele e a tonificação muscular;
  • Aumenta a produção de glóbulos vermelhos, prevenindo assim as anemias;
  • Tonifica os sistemas circulatório, cardiovascular e pulmonar.
  • Obtém propriedades vaso-dilatadoras, o que melhora a circulação sanguínea.

Em excesso, pode trazer alguns efeitos secundários como ansiedade, nervosismo, problemas com o sono, dores de cabeça e tensões musculares.
Não é aconselhável que o ginseng seja consumido junto a cafeína ou outros produtos excitantes.
Procure um especialista!
Fica a Dica!

Cravo da Índia


Pesquisa da Universidade Miguel Hernández, na Espanha, mostrou que essa especiaria é um eficiente antioxidante: melhora a função da tireoide, resultando na rápida queima de gordura, traz energia e atua como analgésico e antisséptico. “Além de ativar o metabolismo, o cravo previne o colesterol ruim”, ressalta o especialista.
Possui um grande efeito antioxidante e antibactecida!


Os cravinhos combinam com abóbora, laranja, repolho-roxo, maçã e feijão.

Fica a dica!

Ginkgo Biloba

- Tratamento de enxaqueca e cefaléia supra-orbitária ou temporal esquerda, especialmente aquelas agravadas pelo frio; 

- Circulação arterial geral, principalmente cerebral e capilar, por sua ação vasoreguladora; 

- Fadiga mental (memória débil, dificuldade de concentração e perda de memória); 

- Cansaço e intensa debilidade muscular; 

- Nos casos de piora motivada por umidade e calor; 

- Quando ocorre melhora por repouso e oxigenação; 

- Tendência à lateralidade esquerda (cefaléias, amigdalites). 

Entre as indicações clínicas fitoterápicas, estão
- Tratamento e prevenção da degeneração e envelhecimento precoce da pele e do organismo; 

- Insuficiências cérebro-vasculares, diminuição da memória, vertigens, acrocianoses, afecções neurosensoriais; 

- Distúrbios vasoperiféricos, arteriopatias, deficiências vasomotoras e fragilidade capilar; 

- Processos alérgicos em geral; 

- Tratamento e prevenção do câncer e outras doenças degenerativas; 

- Aumento de resistência às infecções

- Favorece a biossíntese do colágeno e elastina; 

- Prevenção de rugas e flacidez, melhorando a elasticidade da pele; 

- Inativação dos radicais livres; 

- Evita a fadiga, depressão e os processos degenerativos em geral. 

Fica a Dica!


segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Citrus


Citrus Aurantium

Indicações
- Melhora a queima de gordura e a performance física durante exercícios aeróbicos através da liberação de energia de reservas de gordura;
- O extrato de Citrus aurantium é indicado em dietas de emagrecimento e para a prática de exercícios físicos como energético;
- Possui efeito diurético, digestivo e protetor do estômago e desintoxicador do fígado;
- Sem relatos de de efeitos colaterais.

Contra-indicações

O uso do extrato de Citrus Aurantium não está recomendado para hipertensos, grávidas, lactantes, diabéticos e pessoas em tratamento com inibidores de MAO.

Fica a Dica!

Caralluma Fimbriata


A Caralluma fimbriata é uma planta bastante conhecida e consumida na Índia, onde é utilizada como supressor de apetite durante os longos períodos de caça. Considerado um cacto suculento comestível, que cresce de forma selvagem na Índia, plantado como arbustos na beira de estrada ou como divisa de jardins.
Muito procurado atualmente, principalmente por mulheres preocupadas com peso, a Caralluma fimbriata é um fitoterápico que não possui muitos estudos científico comprovando seus efeitos como supressor de apetite, e nem mesmo quais são os efeitos colaterais do seu uso indiscriminado.
Há apenas um estudo realizado com humanos, onde indivíduos de 25 a 60 anos, acima do peso considerado ideal (IMC acima de 25kg/m²) e sem doenças crônicas foram acompanhados durante 60 dias. Os indivíduos não utilizaram nenhum medicamento para emagrecer, somente cápsula com 500mg de extrato seco de Caralluma fimbriata duas vezes ao dia, somando 1g/dia. No começo do estudo os indivíduos receberam orientações dietéticas e de atividade física, visando uma perda ponderal de 5 a 10% do peso corporal durante o acompanhamento. Os pesquisadores constataram que houve uma significativa redução na circunferência de cintura, além de um aumento na saciedade e uma redução na compulsão alimentar e na sensação de fome.
Nesse mesmo estudo, os pesquisadores relataram poucos efeitos colaterais, que ficaram limitados somente ao começo do estudo, quando os indivíduos relataram sintomas envolvendo o trato grastrointestinal, como distensão abdominal, flatulência, constipação e gastrite. Porém, esses sintomas estavam presente tanto no grupo que recebeu o extrato de Caralluma fimbriata quanto no grupo que recebeu maltodextrina (ou seja, placebo).
Além do seu efeito na redução do apetite, a caralluma teria também um efeito na diminuição da vontade de comer doces. Além de agir mantendo a carga glicêmica estável, auxiliando assim na diminuição da circunferência de cintura, ou seja, diminuindo a gordura abdominal, que estaria ligada ao risco aumentado de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas.
Sendo assim, o importante é que se houver o consumo de fitoterápicos manipulado, que seja na quantidade correta recomendada por seu médico ou nutricionista. Também vale ressaltar que o uso da caralluma é permitido somente na forma de extrato seco. A única forma autorizada do produto é a manipulada, que só pode ser vendida por farmácias registradas na vigilância sanitária e com prescrição de um profissional habilitado.

Fica a Dica!